terça-feira, 4 de março de 2014

PRECONCEITO ENTRE EVANGÉLICOS?

O Dicionário de J.B.Jangey, editado em 1902, na cidade Porto em Portugal, registrou que os Poligenistas (Poligenismo=sistema  dos que fazem derivar as raças humanas de outros tantos troncos primitivos)- defensores da doutrina que advoga o surgimento de casais originais diferentes, negadndo a explicação Bíblica que tudo começou com Adão e Eva, ensinavam que os negros da África e os Amarelos da Ásia não descendiam do Adão bíblico. Acreditavam que ele existira mas só havia gerado os brancos. Com este argumento, usavam a Bíblia para confirmar uma pretensa desigualdade dos negros.
           No campo Protestante, La Peyrére negava o Monogenismo ( Doutrina antropológica, segundo a qual todas as raças humanas derivam de um tipo primitivo único), doutrina oposta ao poligenismo e que ensina a origem de todos os homens através de um casal original. O poligenismo era defendido por protestantes e não protestantes influentes no seculo XVIII. O que ensinava nas igrejas lideradas pelos racistas? Uma raça teria havido antes de Adão e Eva do livro de Génesis. Eram os pré-adamistas. Os negros teriam surgido desse grupo. Mais tarde, La Peyrére abandonou suas antigas crenças , mas suas idéias permaneceram com outros. Nemerosos grupos religiosos admitiram o absurdo de que os negros não eram tão humanos quanto os brancos. Desta forma, o poligenismo se disseminou na Europa e chegou `a América, embora contasse com a oposição de alguns intelectuais e eruditos.
               Os escravocratas das igrejas aproveitaram o poligeismo para dizerem que a doutrina da fraternidade humana tinha uma outra explicação porque os negros nada possuiam em comum com os brancos. Suas origens eram diferentes. Com esta interpretação equivocada, buscavam se livrar do embaraço prouzido pelos numerosos textos bíblicos que ensinam o amor e o respeito mútuo entre os homens. Estes preceitos, diziam, se destinava só para o homem branco. Ele seria o exclusivo descendente de Adão, o homem da criação de Génesis. Excluíndo o negro, justificavam a escravidão então praticada, uma negação da doutrina paulina que explica a diversidade humana conforme está no texto Bíblico de Atos 17,26." E de um só sangue fez toda a geracnao dos homens, para abitar sobre toda a face da terra, determinado os tampos já dantes ordenados, e os limites de sua habitaçnao".
Extraído: Os Negros da Bíblia/ Dr. Oliveira P. S./ Ed.Sete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceria- Projeto Nazaré - Dr.Paulo de Sousa Oliveira-GEVANAB-Grupo Evangélico Afro-Brasileiro

Parceria- Projeto Nazaré - Dr.Paulo de Sousa Oliveira-GEVANAB-Grupo Evangélico Afro-Brasileiro
Livros: Lançado: Os Negros da Bíblia e os do Brasil -Contato para livro: 3662-6000

Criança aprendendo a Bíblia

Criança aprendendo a Bíblia
Crianças-Angolana

Diretoria Projeto Cooperangola

Diretoria Projeto Cooperangola

Projeto Cooperangola

Visão: É um projeto Filantrópico- Cristão-Solicite maiores informações -prdiasmacaba@ig.com.br

Cacique em Angola Presenteado com uma Bíblia

Cacique em Angola Presenteado com uma Bíblia